Ensino Médio
Os projetos organizados para o Ensino Médio privilegiam os processos de elaboração de significados e de atribuições de sentido. Para isso, as situações de ensino enfatizam a atividade mental dos alunos, orientando-os para o estabelecimento de relações e conexões entre os seus conhecimentos, as experiências prévias e os conteúdos de aprendizagem.
As propostas de trabalho educativo e instrucional adotam formas diversas, considerando-se a peculiar natureza social e cultural dos conteúdos escolares. Sempre são dinamizadas para apoiar e orientar a aprendizagem dos alunos, por isso propicia momentos em que aprendem a confirmar ou a rever, elaborando os entendimentos que trouxeram para a sala de aula.
Também são exploradas as situações na qual o objeto de estudo é apresentado a partir de diferentes perspectivas referenciais. Assim, um tratamento diferenciado é construído para explorar as informações conhecidas das não conhecidas, permitindo que o professor adapte o desenvolvimento dos conteúdos às características dos alunos, do contexto educativo e à sua própria concepção de ensino.
É importante ressaltar as necessidades formativas de que um cidadão precisa para enfrentar as mudanças culturais presentes na vida social e nos perfis profissionais e de trabalho da contemporaneidade. Da mesma forma, foram contemplados aspectos que estabelecem os padrões exigidos para o acesso a níveis de Ensino Superior.